Home »

Resenha: O Fantástico Sr. Raposo

24 março 2010 2 testemunhas

Fantastic Mr. Fox, EUA , 2009 (estréia nacional somente em 2010) – 87 min. Aventura, Animação, Comédia. 10 anos.

Direção: Wes Anderson

Com: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray e Willem Dafoe

O Filme concorreu ao Oscar de 2010 e é pouquíssimo comentado, mas o que poucos sabem é que O Fantástico Sr. Raposo é sem dúvida a melhor e mais madura animação feita em stop-motion.


Sr. Raposo é um esperto animal que tem como hobby roubar aves. No entanto, quando sua amada Felicity engravida, ele se vê obrigado a parar com essa vida e se dedica a trabalhar como colunista de um jornal. Passando-se alguns anos Sr. Raposo – inquieto com sua tranqüila rotina – retoma a sua vida de aventuras, roubando galinhas, fazendo tudo as escondidas. O que o Sr. Raposo não sabe é que suas façanhas em saquear os animais e bebida das fazendas vizinhas iria comprometer a segurança de sua família e de todos os animais do bosque.



[caption id="attachment_201" align="alignright" width="182" caption="Sr. Raposo em processo de modelagem."][/caption]
A narrativa do filme é bem dinâmica e possui personagens extremamente carismáticos. Facilmente o espectador compartilha do dilema do Sr. Raposo e de todos que o cercam. Certo momento o protagonista questiona do porquê dele não ter nascido na forma de outro animal e como uma raposa pode ser feliz sem uma galinha em seus dentes - trazendo para o nosso cotidiano - como uma pessoa pode ser feliz sem ser livre para fazer o que bem entende? Passando por conflitos existenciais e morais, os personagens nos levam a diversos questionamentos durante a película.

Anderson, de Os Excêntricos Tenembaums  e  Viagem à Darjeeling, está à frente da obra nos trazendo diálogos, cenários e personagens incríveis. As tomadas de câmeras as vezes nos remetem  a antigos jogos 16bits e jogos contemporâneos em primeira pessoa.




[caption id="attachment_212" align="alignleft" width="113" caption="O livro de Roald Dalh que deu origem ao filme."][/caption]
Desde que os Irmãos Cohen descobriram os dotes de George Clooney para a comédia, ele tem trabalhado em diversos filmes cômicos. No caso do Fantástico Sr. Raposo ele constantemente transita da comédia ao drama. Clooney dar um ar particularmente descarado, ao mesmo tempo distinto e charmoso ao protagonista. E Maryl Streep dá toda a sua graça e maturidade à personagem Felicity.



O roteiro foi adaptado de um clássico infantil de Roald Dahl, que é o mesmo criador da obra que inspirou a Fantástica Fábrica de Chocolates.

Com toda certeza você vai se ver em algum dos personagens desse maravilhoso filme. O stop-motion que antigamente me incomodava, hoje enche os meus olhos.
Nota: 9/10


2 testemunhas »

  • Pyro said:  

    sem comentarios...

  • Lorena said:  

    Não assisti, mas já que você deu nota 9, posso pensar no assunto. ;P

  • Leave your response!